Home
Bem Vindo ao Blog de João F. M. Figueiredo
Montando um Cluster com Kerrighed Imprimir E-mail
Ter, 28 de Abril de 2009 01:39

O kerrighed é um sistema operacional de imagem única (Single System Image Operating System – SSI OS) que estende o kernel do Linux e tem como objetivo a construção de clusters de, principalmente, alto desempenho e alta disponibilidade. Ele oferece aos usuários a ilusão de que os nós são grandes maquinas SMP, que dispõem da soma de todos os recursos disponíveis nos computadores que compõem o cluster. Este relatório mostra, passo-a-passo, como implementar um cluster usando o kerrighed e usufruir do poder de processamento da sua rede.

 

Leia mais...
 
Proteja-se criptografando todo o disco Imprimir E-mail
Qua, 15 de Abril de 2009 03:38

Um usuário que configura todo seu sistema, ou de sua empresa, seguindo todas as políticas de segurança das quais se recorda, porém deixa de criptografar suas partições, deve poder garantir a segurança física dos discos. Caso contrário, seu parceiro que não possuí privilégios no sistema, poderá usar um simples LiveCD, montar as partições do PC local e acessar todos aqueles arquivos “secretos”, tabelas de bancos de dados, arquivos de configurações do sistema e tudo mais que a sua imaginação criativa o permitir. Neste documento, apresentar-se-á o uso do DM-Crypto para criptografar os discos/partições e evitar que seus dados possam ser violados, mesmo se os discos forem confiscados ou roubados.

Baixe aqui a versão em PDF ou leia mais a seguir.

Leia mais...
 
Sistema Solar 3D em C, OpenGL e GLU Imprimir E-mail
Sex, 10 de Abril de 2009 04:55

Este foi o projeto final da disciplina Introdução a Computação Gráfica, o qual foi implementado em linguagem C com uso das bibliotecas de rotinas da OpenGL e suas bibliotecas utilitárias da GLU. Sugestivamente[=P] chamando de BobCosmos, se trata de um software interativo que simula o sistema solar 3D com uma interface amigável e de fácil manuseio, disponibilizando interação tanto através do mouse como do teclado. Visa contribuir no ensino/aprendizado de ciências para jovens e afins, bem como no ensino de princípios de programação de jogos 3D, visto que seu código foi escrito de forma simples e é disponibilizado juntamente com o software.

Clique aqui para baixar o relatório original em PDF, ou leia a seguir.

Leia mais...
 
Relatório Parcial do Projeto da Arquitetura de Segurança Baseada em Security Patterns Imprimir E-mail
Qui, 09 de Abril de 2009 20:13

Este conteúdo é parte[quase integral] do primeiro relatório parcial do projeto acima citado. Buscou-se apresentar os resultados de forma concisa, uma vez que as regras lidas para o relatório parcial o limitam a ser resumido e objetivo.

Clique aqui para baixar a versão original em PDF, ou leia a versão abaixo:

O relatório final já está disponível. Para acessá-lo, clique aqui.

:. Sumário

1. Cronograma
2. Atividades Realizadas
2.1 Revisão Bibliográfica em Telemedicina e Security Patterns Para Aplicações na Internet
2.2 Especificação dos Requisitos da Arquitetura de Segurança do OpenCTI
2.3 Projeto e Implementação de um Protótipo da Arquitetura de Segurança para o OpenCTI
3.    Dificuldades
4.    Outras Atividades Desenvolvidas
5.    Referencias Bibliográficas
Leia mais...
 
Projeto de Segurança e Modernização da Rede do Departamento de Informática - UFPB Imprimir E-mail
Qui, 09 de Abril de 2009 18:59

O objetivo deste projeto foi prover uma maior confiabilidade para os usuários que utilizam a rede do derpartamento de informática - DI/UFPB. Foram apresentadas falhas encontradas na rede, possíveis soluções de baixo custo e uma nova Topologia para rede, que visa oferecer uma melhor performance e maior segurança aos segmentos da mesma.

Entre os assuntos abordados, tem-se analise de trafego da rede, com uso de tecnicas de homem-ao-meio(mitm), objetivando interceptar tentativas de conexões TLS/SSL e as estabelecer com a chave pública do atacante; uso de ferramentas de criptoanálise; buffer overflows; padrões de segurança, entre outros. Segue abaixo o índice do documento:

Leia mais...
 
« InícioAnterior12PróximoFim »

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL
João F. M. Figueiredo, Creative Commons License
Todo conteúdo, exceto onde indicado ao contrário, está licenciada sob uma Licença Creative Commons.