Home
Bem Vindo ao Blog de João F. M. Figueiredo
Relatório da Análise de Segurança na Infraestrutura de Rede e Serviços do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital - LAVID/DI/UFPB Imprimir E-mail
Seg, 17 de Maio de 2010 13:28

Resumo: O Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital – LAVID/UFPB – dispõe de uma infra-estrutura capaz de dar suporte a atividades sensíveis, inerentes ao seu segmento, tais como desenvolvimento de soluções inovadoras de software e hardware, além de recursos de comunicação em alta velocidade. Como plano de gerencia para tal, é imprescindível uma estratégia de computação confiável, a fim de se limitar o domínio crítico exposto a falhas e reduzir danos causados por possíveis violações nos serviços de rede. Assim, este levantamento levou em consideração o perímetro de segurança da rede, da maneira como ela é visível publicamente na internet. Foram realizados testes de vulnerabilidades e um projeto de design físico e lógico para solução de falhas críticas identificadas no modelo atual. Ademais, também identificou-se a necessidade de um plano de gerencia na qualidade dos softwares desenvolvidos, haja vista que uma parcela significante dos produtos são escritos na linguagem de programação C/C++ e, conseqüentemente, usufruindo dos recursos vulneráveis da biblioteca do C[1], porém o relatório não entrará neste mérito por estar fora do escopo da disciplina.

Por questões de privacidade, o conteúdo deste trabalho foi retirado do ar. Qualquer dúvida, favor entrar em contado por e-mail :)

 

Leia mais...
 
Slides do PIBIC Apresentados No Encontro Nacional de Iniciação Científica - ENIC Imprimir E-mail
Sex, 26 de Fevereiro de 2010 04:17
Segue abaixo os slides da rápida apresentação no ENIC. O audio pode ser baixado em http://www.joaomatosf.com/blog/files/enic.mp3
Em resumo, é abordado(superficialmente, pois o tempo era curto): Virtualização, Criptografia, Design de Rede, OpenVPN, OpenLDAP, Samba PDC, Redmine, SVN, DNS, IDS, DRBD, etc...
A versão original do ENIC não incluia os slides de Anexos, que foram adicionados nesta vesão para publicação aqui.
View more presentations from ufpb.
 
Software Para Processamento Digital de Sinais/Imagens Imprimir E-mail
Qua, 30 de Setembro de 2009 13:26
Este software foi desenvolvido como parte de uma atividade da disciplina de Processamento Digital de Imagens, o qual teve como objetivo implementar uma grande variedade de mascaras para sinais digitais. O relatório descreve os métodos detalhadamente e pode ser usado como referencia por quem deseja trabalhar com processamento de imagens/sinais digitais.
A aplicação de filtros em imagens digitais tem grande utilidade em diversas áreas de ciência, com destaque principalmente em sistemas clínicos, onde normalmente é usado na remoção de ruídos indesejáveis, possibilidade obter sinais de melhor qualidade a fim de serem analisados mais precisamente por profissionais ou sistemas de Visão Computacional.
Clique em leia mais para ver o relatório completo e o software.

 

Leia mais...
 
Arquitetura de Segurança Baseada em Security Patterns para o OpenCTI (Relatório Final) Imprimir E-mail
Ter, 29 de Setembro de 2009 22:34
Segue o relatório final do projeto pibic citado no titulo deste post. O conteúdo está resumido, porém quem desejar maiores detalhes, como implementação, pode encontrar em contato por e-mail que terei o maior prazer em ajudar. Os assuntos iniciais são parte do relatório parcial, já publico aqui no site. Os demais topicos abordam outras camadas da arquitetura.
Este relatório destina-se àqueles que desejam uma referência para implantar uma infra-estrutura de rede, com ênfase na segurança (sigilo, autenticação, não-repúdio e controle de integridade), usufruindo de tecnologias livres e estáveis. A pesquisa incluiu a implantação de toda infra-estrutura rede para o OpenCTI, desde o ambiente de desenvolvimento até produção e implantação da central de telemedicina. Apesar do relatório focar nos requisitos e no modelo genérico, pode-se acrescentar aqui que foram utilizadas, além das ferramentas  já descritas no relatório, ferramentas para gerenciamento de projetos ( Redmine ),  sistema de controle de versão ( Subversion ) e controlador primário de domínio (Samba PDC), todos com autenticação centralizada no sistema de diretórios OpenLDAP. O modelo está sendo utilizando no Laboratório de Arquitetura e Sistemas de Software – LARQSS/DI/UFPB – para produção e desenvolvimento, onde os integrantes do laboratório podem ascender a Intranet a partir de suas residências ( redes públicas ) através de uma Rede Privada Virtual – OpenVPN, a qual garante a comunicação segura e, também, autenticação no OpenLDAP. Todos os detalhes de implementação, em um nível menos abstraído, incluindo as ferramentas descritas acima, no relatório, DNS Dinâmico, reverso, autenticação wifi, geração dos certificados digitais, auditoria... etc, etc... em fim... serão assunto para um próximo post.
Para ler o relatório final, clique em Leia mais...
Leia mais...
 
Slides de Projeto de Visibilidade e Diagramas de Classes de Projetos na UML Imprimir E-mail
Qua, 30 de Setembro de 2009 01:29
Seguem os slides do seminário sobre o assunto do titulo deste post. Este conteúdo tem sua relevância na análise orientada a objetos, principalmente quando se deseja gerar código a partir dos diagramas UML. Infelizmente não foi possível inserir o áudio do seminário, porém quem fizer download vai poder ler os comentários inseridos.
View more presentations from ufpb.
 
PaoCumOvu E-Mail Marketing PDF Imprimir E-mail
Sáb, 23 de Maio de 2009 14:39

O Paocumovu é um sistema para envio de e-mails, escrito em java, desenvolvido como projeto final da disciplina Programação Concorrente. O software tem o objetivo de auxilar a divulgação de serviços por meio da internet, usando conceitos avançados de programação, como concorrencia, pool de threads, APIS do Java6 com suporte a envio de e-mails via TLS/SSL, IMAP e outros protocolos.

Leia mais...
 
« InícioAnterior12PróximoFim »

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL
João F. M. Figueiredo, Creative Commons License
Todo conteúdo, exceto onde indicado ao contrário, está licenciada sob uma Licença Creative Commons.