Home Projetos
Projetos
Selecione uma categoria abaixo para acessar seu conteúdo:
  • PIBIC/CNPq   ( 3 Artigos )

    Implementação de Arquitetura de Segurança Baseada em Security Patterns para o OpenCTI 

    Nesta categoria serão divulgados os relatórios produzidos no âmbito da pesquisa PIBIC/CNPq, a qual propõe o seguinte plano:

    Implementar uma arquitetura de segurança para aplicações web, com as características da arquitetura de software do OpenCTI, para troca de informações entre os hospitais usuários e o hospital de referência através de redes de comunicação públicas – a Internet. Para execução deste objetivo, o bolsista deverá:

    • Identificar e especificar os requisitos específicos de segurança para aplicações web com as características do OpenCTI, a central de telemedicina para medicina intensiva;
    • Estudar os security patterns para segurança de aplicações na Internet, com destaque para os seguintes padrões: Secure Channels, Known Partners, Demilitarized Zone, Protection/Integration Reverse Proxy e Front Door;
    • Projetar e implementar um protótipo que atenda aos requisitos anteriormente identificados, baseando-se nos security patterns estudados;
    • Realizar testes visando encontrar falhas/deficiciências no projeto e na implementação, para subseqüente correção.

  • RNP   ( 0 Artigos )

    RUTE - Rede Universitária de Telemedicina

    Área para divulgação de parte dos resultados interessantes obtidos durante o período em que fui bolsista do projeto RUTE, pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP.

    Segue abaixo um resumo sintático do projeto RUTE:

     O Hospital Universitário Lauro Wanderley ingegra a Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) desde setembro de 2008. A rede é uma iniciativa da RNP/FINEP e tem por objetivo interconectar hospitais universitários de instituições de ensino e pesquisa de todo o país e promover a colaboração entre grupos de pesquisa em saúde. O objetivo é apoiar o aprimoramento de projetos em telemedicina já existentes e incentivar o surgimento de futuros trabalhos nas universidades. Estão previstas a implementação de infra-estrutura de alta capacidade e qualidade conectadas à RNP por meio de seu backbone nacional, rede Ipê, e das redes metropolitanas de educação e pesquisa (Redecomep). A RUTE contará inicialmente com a participação de 54 instituições (e. g. UFPR, UNIFESP, INSTITUTO PAZZANESE, UNIMAR, HU-USP/LSITEC, UNICAMP, UFES, UFBA, UFAL, UFPE, UFPB, UFC, UFMA, UFAM, FIOCRUZ, HC-FMUSP, ISCMPA, UERJ, UFMG e UFSC) que irão compartilhar dados, consultas, diagnósticos, imagens e vídeos médicos nacionalmente. Além disto, será possível colaborar com instituições no exterior através da rede Clara (Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas) e de conexões internacionais para a Europa e a América do Norte.

  • Diversos   ( 4 Artigos )

    Categoria para divulgação de projetos pessoais, relacionados a áreas diversas.

     

  • FINEP   ( 0 Artigos )

    OpenCTI: Software de uma Central de Telemedicina para Apoio à Decisão Médica em Medicina Intensiva

    Categoria onde serão divulgados resultados, notícias e todo tipo de informação relevante adquirida no contexto do projeto OpenCTI. Segue abaixo um resumo do mesmo:

    O OpenCTI é um projeto financiado pela FINEP com o objetivo de desenvolver, testar e implementar o software de uma central de telemedicina para apoio à decisão médica em medicina intensiva. O OpenCTI será um software livre, baseado em padrões abertos, que dará apoio à decisão para o cuidado ao paciente internado em UTIs de hospitais distantes de centros de referência e que geralmente não contam com médicos especialistas em medicina intensiva. A central será responsável pela gestão de informações clínicas, pela colaboração dos membros das equipes de saúde (local e remota) e pela coordenação das atividades desenvolvidas. A gestão de informações clínicas irá coletar dados clínicos específicos para medicina instensiva e manterá prontuário eletrônico dos pacientes (PEP) internados em UTIs de hospitais usuários dos serviços da central de telemedicina. Ferramentas colaborativas da central permitirão a interação dos membros da equipe e o compartilhamento de informações do PEP visando auxiliar, à distância, condutas diagnósticas e terapêuticas.

     

  • Sistemas Operacionais   ( 1 item )
    Material da disciplina Sistemas Operacionais.
João F. M. Figueiredo, Creative Commons License
Todo conteúdo, exceto onde indicado ao contrário, está licenciada sob uma Licença Creative Commons.